Realizado sexto encontro do Fórum Florestal Fluminense

por | maio 26, 2009 | Fórum Florestal Fluminense

Os participantes do sexto encontro do Fórum Florestal Fluminense aprofundaram a discussão sobre um programa estadual de adequação ambiental de propriedades rurais. A reunião, ocorrida na sede da Associação Comercial e Industrial de Nova Friburgo, região Serrana no Rio de Janeiro contou a participação de cerca de 30 pessoas, entre representantes de organizações ambientalistas, do estado e de prefeituras, além de proprietários rurais e empresas do setor de base florestal.

Mesmo com o avanço nas discussões e com a minuta de regulamentação da silvicultura pronta, muitos participantes ainda têm dúvidas sobre a legislação em vigor. Proprietários rurais locais, que buscavam informações sobre as regras de produção florestal, não conseguiram ter esclarecidos todos os pontos da lei. Além disso, os grupos formados no fórum também apontaram dúvidas a respeito do andamento dos trabalhos do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) do estado.

Para sanar essas dúvidas, o fórum pretende dialogar com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do estado, a fim de entender que requisitos ambientais e econômicos são necessários para o financiamento das propriedades rurais do setor e, assim, propor novas diretrizes para adequação ambiental.

Articulado pelo Instituto BioAtlântica, pela Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Estado do Rio de Janeiro (APEFERJ), pela FIRJAN, pelo Elo Rio de Janeiro da Rede de ONGs da Mata Atlântica e pela Aracruz Celulose, sob a supervisão do Conselho de Coordenação do Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e o Pampa, o Fórum Florestal Fluminense volta a se reunir 26 de agosto na cidade do Rio de Janeiro.