Região do Mosaico Gurupi, no Maranhão, recebe etapa do Diálogo do Uso do Solo

dez 22, 2022 | Fórum Florestal da Amazônia, LUD, Notícias

O Diálogo Florestal, Fórum Florestal da Amazônia e The Forests Dialogue realizaram em novembro o Diálogo de Campo no Centro de Endemismo Belém – região do Mosaico Gurupi no Maranhão. Essa é a segunda etapa do Diálogo do Uso do Solo. Os principais objetivos foram promover a aprendizagem vivencial para conhecer os desafios e as oportunidades e conversar com as partes interessadas da paisagem para entender as vivências associadas ao foco do diálogo. As visitas foram à cooperativa de quebradeiras de coco em Coquelândia (MA), ao Projeto Campo Agrícola da Suzano, à Casa Familiar Rural Pe. Josino Tavares e  à Terra Indígena Pindaré.

Durante essa segunda etapa, participantes puderam revisitar os principais desafios identificados na etapa preliminar – realizada em agosto de 2019 ainda antes da pandemia – como déficit de informações, conciliar commodities e produção familiar; competição da soja vinculada ao desmatamento de reserva legal com outros usos do solo, além de atividades ilegais como invasão de terras em uma região com baixa governança e comando e controle fracos. Também, revisaram as oportunidades elencadas como avançar no manejo florestal comunitário, com foco em produtos florestais não-madeireiros, restauração e melhoria da governança; geração de renda e avançar na resolução dos conflitos fundiários.

O grupo elaborou ainda a visão de paisagem para a região: “Territórios protegidos, fortalecidos, regularizados com segurança jurídica, estabelecendo corredores em processo de restauração com agricultura agroecológica e valorização cultural”.

Para colocar em prática essa visão da paisagem foram priorizadas ações que visem o financiamento (crédito, Pagamento por Serviços Ambientais, outros recursos), a restauração florestal e a garantia do cumprimento da Lei.

Leia o resumo das colideranças da etapa de diálogo de campo na região do Mosaico Gurupi.

 

 

Autora: Juliane Ferreira