Resultados do Monitoramento Independente da Cobertura Vegetal estão acessíveis ao público em geral
O consórcio IBIO/Econamfi/Taki/Lepac-USP/Leec-Unesp, que realizou a 1ª etapa do Monitoramento Independente da Cobertura Vegetal na área de atuação da Veracel, disponibilizou um novo link com as informações relativas ao estudo. A mudança atendeu solicitação de membros do Fórum Florestal baiano, que constataram que o link anterior apresentava erro na visualização dos arquivos.
No novo link: http://ib.rc.unesp.br/#!/departamentos/ecologia/leec/extension-projects/south-bahia/ podem ser acessados o relatório do Monitoramento e o roteiro de como utilizar os mapas, além de informações sobre a origem do projeto, o método de trabalho e as possíveis aplicações. O texto destaca que ainda são poucos os estudos da dinâmica da cobertura vegetal e do uso do solo no Brasil e, no caso da Mata Atlântica, eles cobrem pequenas áreas na região Sudeste.
“O presente projeto permitirá uma melhor compreensão das mudanças no uso do solo e na cobertura vegetal em uma região extensa e de extrema importância para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. Com isto, serão produzidos resultados científicos que permitirão orientar, de forma mais precisa e eficiente, as ações de conservação e restauração das paisagens da Bahia, otimizando os esforços de conservação da biodiversidade em escala regional. Além disso, os resultados do projeto tornarão possível realizar estudos sobre questões relacionadas a mudanças climáticas, sequestro de carbono, resiliência da paisagem e restauração florestal”, enfatizam os autores do relatório.
As informações podem ser acessadas e compreendidas pelo público em geral e não apenas pelos técnicos da área de georreferenciamento. O estudo, que cobre uma área contínua de 2,3 milhões de hectares, foi viabilizado pela Veracel.