Resultados do Monitoramento Independente da Cobertura Vegetal estão acessíveis ao público em geral

por | fev 24, 2015 | Fórum Florestal da Bahia

O consórcio IBIO/Econamfi/Taki/Lepac-USP/Leec-Unesp, que realizou a 1ª etapa do Monitoramento Independente da Cobertura Vegetal na área de atuação da Veracel, disponibilizou um novo link com as informações relativas ao estudo. A mudança atendeu solicitação de membros do Fórum Florestal baiano, que constataram que o link anterior apresentava erro na visualização dos arquivos.

No novo link: http://ib.rc.unesp.br/#!/departamentos/ecologia/leec/extension-projects/south-bahia/ podem ser acessados o relatório do Monitoramento e o roteiro de como utilizar os mapas, além de informações sobre a origem do projeto, o método de trabalho e as possíveis aplicações. O texto destaca que ainda são poucos os estudos da dinâmica da cobertura vegetal e do uso do solo no Brasil e, no caso da Mata Atlântica, eles cobrem pequenas áreas na região Sudeste.

O presente projeto permitirá uma melhor compreensão das mudanças no uso do solo e na cobertura vegetal em uma região extensa e de extrema importância para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. Com isto, serão produzidos resultados científicos que permitirão orientar, de forma mais precisa e eficiente, as ações de conservação e restauração das paisagens da Bahia, otimizando os esforços de conservação da biodiversidade em escala regional. Além disso, os resultados do projeto tornarão possível realizar estudos sobre questões relacionadas a mudanças climáticas, sequestro de carbono, resiliência da paisagem e restauração florestal”, enfatizam os autores do relatório.

As informações podem ser acessadas e compreendidas pelo público em geral e não apenas pelos técnicos da área de georreferenciamento. O estudo, que cobre uma área contínua de 2,3 milhões de hectares, foi viabilizado pela Veracel.