Resultados do V Encontro do Fórum Florestal São Paulo

por | set 18, 2009 | Fórum Florestal Paulista

O Fórum Florestal Paulista se reuniu nos dias 27 e 28 de Agosto de 2009, no município de Bragança Paulista, a 90 quilômetros da capital.

O primeiro dia de reunião ocorreu no Salão de Festas da Casa Buona, com o apoio da empresa Melhoramentos Florestal S/A, estiveram presentes 19 participantes entre representantes de ONGs e empresas florestais.

Foram apresentados os pontos prioritários pelo GT – Socioambiental: 1) Os impactos socioambientais da silvicultura, que envolve tanto a dependência econômica da cultura florestal, quanto a continuidade dos programas. 2) As relações com a comunidade, que abrange o entorno dos plantios florestais e a sociedade civil.

Após a prévia do último encontro do GT-SA, as empresas e instituições presentes exibiram seus cases e resultados relacionados às questões preeminentes já apresentadas.

Questões que requerem o envolvimento e participação de representantes da área de comunicação corporativa para a análise dos mecanismos de consulta e reportação das ações desenvolvidas como indicadores socioambientais, para acompanhar a efetividade de projetos e ações junto à comunidade, e facilitar a interação entre empresas e ONGs.

Houve o primeiro encontro do GT – Planejamento da Paisagem, cujo principal enfoque é a interação com o projeto Corredor do Vale do Paraíba como modelo para outras regiões.

Esse grupo de trabalho, GT-PP, se comprometeu a não se restringir ao Projeto Corredor do Vale do Paraíba, mas sim de ampliar a atuação do mesmo, nas demais empresas do estado de São Paulo. Para tanto, será necessário a implantação de um mapeamento de atuação com fichas de projetos socioambientais, e a realização de um banco de dados on-line cujos objetivos são dar visibilidade aos ativos naturais das empresas e dos projetos socioambientais, e criar uma ferramenta de gestão da paisagem.

No dia 28, os participantes desfrutaram da visita a fazenda Santa Marina da empresa Melhoramentos Florestal S/A, onde presenciaram as técnicas e etapas de plantio do eucalipto.

Além da apresentação do histórico da empresa e seus projetos de conservação, foi realizada uma caminhada que proporcionou o contato dos ambientalistas e membros das empresas em uma área de preservação permanente – APP, localizada no interior da fazenda, área coberta por vegetação nativa, demonstrando a preocupação da empresa em preservar a nascente.

O próximo encontro do Fórum do Diálogo Florestal de São Paulo acontecerá nos dias 05 e 06 de Novembro de 2009, na Casa da Natureza, no município de Piracicaba. Foi realizada uma breve programação das próximas reuniões, cada GT se reunirá um dia antes do próximo fórum. O GT-SA deverá iniciar o planejamento estratégico e focar na questão de atuação e monitoramento, com base nas diretrizes do fomento que serão apresentadas. O GT-PP irá discutir o foco em como viabilizar o banco de dados.

Organizações Presentes

Associação Ambientalista Copaíba
Associação Pró Muriqui
FREPESP
Instituto ECOFUTURO
Instituto Eco-solidário
Instituto Itapoty
PROTER
TNC – The Nature Conservancy
Casa da Floresta
Lwarcel Celulose Ltda.
Melhoramentos Florestal S/A.
Susano Papel e Celulose
Votorantim Celulose e Papel