Reunião do Fórum Florestal de São Paulo será dias 27 e 28 de agosto

por | ago 25, 2009 | Fórum Florestal Paulista

Nos dias 27 e 28 de Agosto de 2009, acontecerá em Bragança Paulista a 5º edição do Fórum Florestal de São Paulo, que tem como objetivo envolver organizações sócio-ambientalistas e empresas do setor florestal, para o desenvolvimento de uma visão comum em prol da conservação da biodiversidade das áreas naturais presentes nas regiões de influência das empresas florestais dentro da Mata Atlântica e do Cerrado paulista.

O Fórum Florestal de São Paulo é um dos seis fóruns regionais integrantes do Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa, iniciado em 2003 no Brasil por iniciativa de empresas florestais e ONGs. A idéia do Diálogo Florestal surgiu após um encontro internacional ocorrido no Brasil intitulado The Forests Dialogue, que tem como objetivo a troca de informações e a definição de ações para a melhoria e agregação de valor ambiental e social às florestas plantadas e naturais em todo o mundo.

Após o último encontro do Fórum Florestal de São Paulo, realizado em Março de 2009, em Lorena, os participantes criaram dois Grupos de Trabalho (GTs), um com o tema Planejamento da Paisagem e outro sobre o viés Socioambiental Nesse evento ocorrerá o primeiro encontro do GT – Planejamento da Paisagem, cujo principal enfoque será a interaçao com o projeto Corredor do Vale do Paraíba como modelo para outras regiões.

O GT Socioambiental realizou sua primeira reunião no dia 18 de Julho de 2009 na Casa da Natureza, Fazenda Santa Terezinha (de propriedade da Eucatex) no  município de Bofete.

O destaque para o encontro desse grupo, durante a quinta reunião do Fórum, será a apresentação de estudos de casos de empresas e ONGs sobre os dois temas prioritários escolhidos pelo grupo: 1) Os Impactos Socioambientais da Silvicultura e 2) As Relações das Empresas Florestais com Comunidades.

No primeiro dia do evento, haverá a apresentação da empresa Melhoramentos Florestal e suas ações ambienais e sociais, depois os grupos irão expor seus resultados e por fim haverá uma avaliação participativa sobre o andamento das ações do Fórum Florestal de São Paulo.

O segundo dia irá começar com a visita à fazenda Melhoramentos, onde os participantes poderão entender e observar na prática as ações da empresa.

Contato
Marcos Fernandes da Costa
email: [email protected]
Fone: 12-9122-0909