Série de webinars discute o status de implementação dos PRAs e dos PRADAs no país

nov 17, 2022 | Notícias

Avaliar o avanço dos cadastros ambientais rurais e a recomposição de áreas nativas é o objetivo da série de webinars “Implementação dos Programas de Regularização Ambiental (PRAs) e Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADAs)”, que acontece a partir do dia 23 de novembro.

Realizados pelo Diálogo Florestal, em parceria com o Observatório do Código Florestal e a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, os webinars dão início à segunda fase de discussões sobre a situação dos PRAs e PRADAs nos estados brasileiros, destacando pontos positivos e de melhoria, com as perspectivas de avanço no Maranhão, Santa Catarina, Mato Grosso, Tocantins, Goiás e Pernambuco.  

O primeiro encontro vai debater a situação em Santa Catarina, no dia 23 de novembro. A transmissão será pelo canal do Diálogo Florestal no YouTube, das 14h30 às 16h30.

A primeira fase de discussão, realizada em 2021, abordou os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Pará, além de um webinar para o contexto da União.  

Como aconteceu no ano passado, a ideia é discutir as diferentes experiências pelo país, mostrando de que forma estão em conformidade com o novo Código Florestal (Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012) e têm aderido à recuperação da vegetação nativa, com cronograma de implantação e ações.

Os webinars terão participação de organizações estaduais do meio ambiente, setor produtivo, organizações da sociedade civil, instituições de pesquisa ou ensino e de representante do Ministério Público, de acordo com cada contexto estadual. 

Os encontros são uma oportunidade para ampliar a discussão sobre a situação dos PRAs, sob a perspectiva de desenvolvimento sustentável do país. Sua correta implementação constitui uma chance de promover modelos produtivos de acordo com parâmetros de conservação ambiental. Os webinars sobre a situação de Maranhão, Mato Grosso, Tocantins e Goiás serão realizados no próximo ano.  

Serviço
Seminários “Implementação dos Programas de Regularização Ambiental (PRAs) e Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADAs)
Horário: das 14h30 às 16h30
Transmissão: youtube.com/dialogoflorestal 
Webinar #1: Santa Catarina
Dia: 23 de novembro
Webinar #2: Pernambuco
Dia: 8 de dezembro