Treinamento em SIG e ArcGIS Online capacita profissionais para monitoramento ambiental na Bahia

jan 15, 2024 | Fórum Florestal da Bahia, Notícias

Amazônia Brasil

O Fórum Florestal da Bahia (FFBA) promoveu o treinamento em Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e ArcGIS Online que reuniu profissionais e gestores de diversas instituições, visando potencializar o uso de dados de monitoramento da cobertura vegetal e do solo.

O geógrafo Alexandre Aguiar, da empresa Digital Rural, conduziu o treinamento, trazendo sua expertise no mapeamento do uso do solo na área de atuação do FFBA. Com o apoio dos monitores do MDPS, Alison Silva e Vítor Alves, os participantes tiveram acesso facilitado ao conteúdo apresentado.

Gabriela Fontes, engenheira ambiental e coordenadora de projetos do MDPS, destacou a abrangência do curso, que proporcionou o aprimoramento das habilidades necessárias para utilizar os dados de monitoramento do uso do solo. “Pudemos explorar tanto o software gratuito de SIG (QGIS) quanto as funcionalidades do ArcGIS Online, abrindo um vasto leque de possibilidades para análises espaciais”, afirmou Gabriela.

Ao longo do dia, foram abordados desde uma visão geral dos produtos de monitoramento até a criação de mapas web e visualizadores online. Vinte pessoas foram capacitadas, representando uma variedade de instituições membro do FFBA, bem como gestores ambientais das esferas municipal, estadual e federal. Este evento conseguiu alcançar representantes de 13 instituições de 8 municípios do território, incluindo ICMBio, INEMA, prefeituras locais, universidades e organizações não governamentais.

“O curso superou minhas expectativas! Mesmo não sendo especializado em geoprocessamento, pude relembrar conceitos e descobrir novas funcionalidades tanto no QGIS quanto no ArcGIS Online”, relatou Alberto Sá, gestor ambiental do ICMBio.

Este treinamento realizado em dezembro de 2023 marca mais um passo na capacitação e fortalecimento das iniciativas de monitoramento ambiental na Bahia. Desde 2012, o Fórum Florestal da Bahia auxilia no acompanhamento da evolução da paisagem ao longo do tempo na sua área de atuação. Através desta plataforma é possível verificar as mudanças do uso do solo de forma transparente e pública.

 

Autoria: Juliane Ferreira