XVII Encontro do Fórum Florestal São Paulo

por | jun 3, 2013 | Fórum Florestal Paulista

O Fórum Florestal de São Paulo se reunirá dia 12 de junho, na sede da Bracelpa em São Paulo, para discutir a revisão de indicadores do FSC (Forest Stewartship Council), o Protocolo Agroambiental Florestal de São Paulo e o CAR (Cadastro Ambiental Rural da atual Lei Florestal Brasileira – Lei 12.651/2012).

Tais assuntos a serem discutidos também estão em pauta em diversos âmbitos da sociedade. A revisão dos indicadores para certificação das empresas florestais pelo FSC está sendo feita ao longo do ano de 2013 através de consultas públicas presenciais e via site. Neste encontro do Fórum de São Paulo pretende-se chegar a um consenso de como é possível colaborar com esse processo e melhorar ainda mais essa importante ferramenta para a certificação florestal. Também é objetivo do encontro discutir meios do Fórum colaborar com a implantação do Protocolo Agroambiental Florestal de São Paulo e do CAR.

O encontro contará com a participação do diretor do Centro de Programas de Uso Sustentável da SMA-SP, Carlos Beduschi, que apresentará os trabalhos com o Protocolo Agroambiental Florestal e Luciana R. Antunes, Coordenação Técnica – Programa Cooperativo em Certificação Florestal/PCCF – IPEF, que falará sobre a revisão dos indicadores do FSC.

Além disso, os integrantes do Fórum estão trabalhando ao longo de 2013 pela implantação do Corredor Ecológico do Vale do Paraíba, e pela elaboração de um plano de ação para controle de javalis na bacia do Alto Paranapanema. Bem como, discutindo a revisão da lei do ICMS Ecológico e monitorando as diretrizes socioambientais elaboradas pelo próprio fórum e em implantação pelas empresas florestais.

O Fórum Florestal de São Paulo é um espaço de discussão sobre questões sociais e ambientais promovido por ONGs e empresas do setor florestal. Seu objetivo é gerar diretrizes e ações conjuntas que tenham impactos positivos sobre a sociedade e o meio ambiente. O fórum funciona através de uma lista de discussão via e-mail e encontros trimestrais que geram documentos, projetos e esclarecem questões sobre a atuação das empresas.

Maiores informações com:
Juliana Griese – Secretária Executiva
Email: institutoitapoty@yahoo.com.br
Fones: (14) 9109-2506 ou 9817-9014