Publicação sobre Diálogo do Uso do Solo será lançada durante Congresso Mundial da IUFRO

set 17, 2019 | LUD, Notícias

Entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro acontece em Curitiba (PR) o XXV Congresso Mundial da IUFRO. Com o tema “Pesquisa e Cooperação Florestal para o Desenvolvimento Sustentável“, o evento, sediado pela primeira vez na América Latina, será uma ótima oportunidade para trocar experiências e conhecimentos sobre as mais recentes descobertas e tendências da pesquisa com florestas e silvicultura.

Durante o congresso, o Diálogo Florestal e o The Forest Dialogue (TFD) promoverão um evento paralelo, dia 30 de setembro, com espaço para divulgar e debater as atividades da iniciativa conhecida como Diálogo do Uso do Solo – Land Use Dialogue (LUD). Além disso, na ocasião também será lançado o volume nove da publicação Cadernos do Diálogo.

O primeiro piloto mundial da iniciativa LUD foi realizado na região do Alto Vale do Itajaí (SC) em 2016. Desde então já produziu uma série de resultados importantes tendo sido replicada em Gana, Uganda, República Democrática do Congo e na Tanzânia. Em agosto de 2019, a Amazônia Brasileira também sediou o seu primeiro encontro do LUD no Centro de Endemismo Belém (CEB).

Projetada para convocar partes interessadas e apoiar abordagens de paisagem para problemas ambientais, a iniciativa LUD passa de um estágio “piloto” para um estágio de refinamento e ampliação do modelo. Por conta disso, o TFD convocou em março de 2019 um diálogo para refletir sobre lições e direções futuras para a iniciativa. O “LUD Day”, realizado na Universidade de Yale, em New Haven (EUA), reuniu 44 participantes de todo o mundo representando os povos indígenas, sociedade civil, empresas e academia incluindo o Comitê Diretivo da TFD.

 

Lançamento do Caderno sobre o Diálogo do Uso do Solo (LUD)

O volume 9 do Cadernos do Diálogo “O Diálogo do Uso do Solo: planejando paisagens sustentáveis”, traz uma apresentação conceitual e histórica sobre paisagens e como a humanidade tem se relacionado com o tema, passando por exemplos de projetos concretos que podem motivar ações em outras regiões. Apresenta um roteiro sobre os elementos essenciais para conduzir iniciativas de diálogo do uso do solo, e explica com riqueza de detalhes a experiência do LUD na Mata Atlântica.

O evento de lançamento da publicação é aberto a todos os participantes do Congresso Mundial da IUFRO mediante inscrição nesse link.

  • Data: 30 de setembro de 2019, das 12h00 às 14h00.
  • Local: Sala R9 Asa 2 da ExpoUnimed | R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Curitiba (PR).
  • Apoio: AMDA, Apremavi, Cenibra, CMPC, Conservação Internacional , BVRio, Klabin, Suzano, Stora Enso, Veracel e WWF.

 

Programação

12:00 – 12:15 Boas-vindas pelo Steering Committee do TFD e Diálogo Florestal | Fernanda Rodrigues (Diálogo Florestal)
12:15 – 12:30 Paisagem: um conceito em evolução | Sérgio Adeodato (Página 22)
12:30 – 12:45 O modelo do Diálogo do Uso do Solo e sua aplicação ao redor do mundo | Gary Dunning (TFD)
12:45 – 13:00 LUD no Alto Vale do Itajaí: principais lições aprendidas | Miriam Prochnow (Apremavi)
13:00 – 13:15 Plantações Florestais na Paisagem | Márcio Braga (Fórum Florestal Extremo Sul da Bahia)
13:15 – 13:30 LUD na Amazônia e no Brasil: perspectivas | Ivone Namikawa (Co-chair LUD no TFD, Klabin)
13:30 – 14:00 Debate entre painelistas e participantes | Moderação: Fernanda Rodrigues

Autora: Carolina Schäffer.