Aberta chamada pública para casos de sucesso de restauração no setor florestal

out 5, 2021 | Notícias

Estão abertas as inscrições para a chamada pública de casos de sucesso em boas práticas do setor florestal que tenham como objetivo ampliar a escala da restauração ecológica no Brasil. A iniciativa do Diálogo Florestal irá selecionar o melhor caso para cada uma das seguintes categorias: larga escala; pequenas áreas e grandes impactos; impulsionamento da cadeia da restauração e inclusão social; geração de trabalho e renda através da restauração; e, e tecnologias e financiamento para a restauração ecológica. As inscrições devem ser feitas até o dia 3 de novembro por este formulário. O edital completo pode ser acessado aqui.

Podem participar da seleção empresas, organizações da sociedade civil  e/ou proprietários(as) rurais interessados(as) que atuem no setor florestal e que sejam as responsáveis pelo projeto. Os vencedores terão o trabalhos publicados no Cadernos do Diálogo que trará como tema central os “Desafios para ganhar escala na restauração e o papel da sociedade”.

Edições anteriores

A primeira edição da série Casos de Sucesso foi publicada em 2019 com o tema “Florestas e Recursos Hídricos” e contou com Aurea Nardeli, Mário Mantovani e Walter Paula Lima como avaliadores. Em 2020, os trabalhos selecionados para a segunda edição da publicação “Casos de Sucesso: árvores plantadas e sociedade” foram avaliados por Andrea Azevedo, Rodrigo Castro e Sérgio Adeodato.  Esta edição terá um comitê de avalição especialmente formado para a seleção dos cinco casos que irá compor a publicação, um para cada uma das categorias definidas.

Sobre o Diálogo Florestal

O Diálogo Florestal brasileiro, que atua há 15 anos no Brasil, é uma iniciativa pioneira e independente que facilita a interação entre representantes de empresas, associações, organizações da sociedade civil, comunidades, povos indígenas, universidades, centros de ensino e pesquisa. Atua através de seis Fóruns Regionais e tem mais de 180 organizações participantes em todo o Brasil. O Diálogo Florestal é formalmente apoiador da Década das Nações Unidas para restauração dos ecossistemas 2021 – 2030.

A iniciativa foi inspirada no The Forests Dialogue (TFD), que desde 1999 organiza fóruns internacionais sobre questões-chave para o manejo florestal sustentável e a recuperação de ecossistemas ameaçados. Concebido para promover o entendimento e a colaboração entre esses grupos em nível mundial, o TFD foi idealizado por organismos como o Banco Mundial, o World Resources Institute (WRI), WWF, IIED e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD).

Serviço
Chamada Pública Casos de Sucesso Diálogo Florestal
Tema:
Ampliação da escala da restauração no Brasil
Acesse o edital aqui

Prazo para inscrições: 3 de novembro de 2021
Envie seu caso de sucesso através deste formulário de inscrição.

A divulgação dos casos vencedores será realizada no início de 2022 junto com a publicação do vol. 10 da série “Cadernos do Diálogo” que terá como tema “Desafios para ganhar escala na restauração florestal e o papel da sociedade civil”.

 

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

Autora: Fernanda Rodrigues.