Diálogo Florestal inicia 2023 com novo planejamento estratégico

jan 23, 2023 | Notícias, Sem categoria

O ano de 2023 marca o início de um novo planejamento estratégico do Diálogo Florestal. O documento começa a ser implementado nos próximos meses, com objetivos de curto, médio e longo prazos para cinco anos. O plano abrange ainda Visão de Futuro para 2030, Resultados Estratégicos para 2027 e Ações Estratégicas para alcance dos resultados. 

O Plano Estratégico do Diálogo Florestal é fruto de um processo colaborativo de diversos membros da organização com a equipe de consultoria da Matres Socioambiental. O planejamento foi desenvolvido durante o Encontro Nacional do Diálogo Florestal, realizado nos dias 20 e 21 de setembro de 2022.

Após a identificação de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, a equipe traçou as estratégias para que o trabalho do Diálogo Florestal seja cada vez mais assertivo, dentro da sua missão de promover o diálogo e a colaboração para construir soluções relacionadas ao uso e conservação de paisagens sustentáveis. Isso está diretamente ligado com a definição da Visão de Futuro para 2030 da organização, que compreende um aumento no reconhecimento como uma iniciativa de múltiplos atores, com participação equitativa, diversa e influente em temas e territórios chaves para as questões florestais.

O Plano Estratégico do Diálogo Florestal 2023-2027 inclui ações em diferentes áreas, como aprimoramento dos recursos financeiros; gestão e organização interna; engajamento; e aumento na participação e na representatividade em importantes discussões do setor, como pagamentos por serviços ambientais, planejamento de políticas públicas, compromissos com metas de conservação, Código Florestal e legislação sobre ordenamento territorial. 

Como exemplos de ações traçadas para os próximos anos estão: incentivar a pesquisa no campo da valoração da biodiversidade com vistas ao pagamento justo aos provedores dos serviços ambientais; mapear e priorizar os instrumentos de planejamento de políticas públicas e privadas associadas à conservação da biodiversidade; promover o diálogo com os órgãos ambientais para mapeamento de gargalos e oportunidades para atuação do Diálogo Florestal quanto a regularização ambiental; fomentar parcerias nos territórios para mapeamento de área disponíveis para revegetação e com excedentes de vegetação nativa para criação de banco de áreas.

O planejamento estratégico completo está disponível para consulta aqui

Conheça mais sobre as ações do Diálogo Florestal e participe em 2023 das iniciativas, dos fóruns regionais e demais eventos, ajudando na construção de paisagens sustentáveis. 

Autora: Juliane Ferreira