Diálogo Florestal realiza segunda etapa da Oficina sobre Diálogo do Uso do Solo

jun 25, 2020 | LUD, Notícias

Segunda etapa da oficina de formação sobre o Diálogo do Uso do Solo – LUD (sigla em inglês para Land Use Dialogue) foi realizada pelo Diálogo Florestal no dia 23 de junho. O evento online reuniu ONGs, instituições de ensino e pesquisa, empresas e representantes dos Fóruns Florestais do Diálogo Florestal.

Com o objetivo de fazer uma reflexão sobre os fatores que levam ao sucesso da iniciativa LUD em cada região, e ser um espaço para apresentação das propostas preliminares de LUD discutidas no âmbito dos Fóruns – encaminhamento da primeira etapa da oficina realizada no dia 09 de junho, o encontro compartilhou a experiência LUD no Brasil e em outros países como forma de inspirar novas discussões e vencer os desafios dos diálogos nos territórios.

Entre as convidadas, Beatriz Machado Granziera, representante do The Forests Dialogue (TFD), partilhou a experiência do LUD na Tanzania e a perspectiva do TFD na aplicação da metodologia. Além dela, Miriam Prochnow, fundadora e vice-presidente da Apremavi, trouxe com riqueza de detalhes a vitoriosa iniciativa do primeiro LUD Brasil, realizado em 2016 e 2017 na região do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Além do LUD realizado na Mata Atlântica, no Brasil também foi iniciado em 2019 o LUD Amazônia com foco no Centro de Endemismo Belém (CEB). Com a realização da oficina, todos os Fóruns Florestais regionais do Diálogo demonstraram interesse na realização do LUD, inclusive existe a intenção de dar o pontapé inicial ao processo no Rio Grande do Sul e dar sequência ao LUD Amazônia.

Entender os conceitos e conhecer o exemplo das iniciativas prévias do LUD foram as duas maiores contribuições da oficina segundo os participantes, tendo 75% deles a avaliado como “boa” e 25% como “ótima”. A troca de experiências e a necessidade de construção de pontes para o aprendizado continuo também foram ressaltadas na sessão de encerramento.

Fernanda Rodrigues, secretária executiva do Diálogo Florestal, afirma que foi um desafio transformar uma oficina que estava prevista para ser realizada presencialmente e em 2 dias em um evento virtual. “Recebemos um retorno muito positivo das pessoas que participaram e estamos confiantes no potencial da plataforma do Diálogo do Uso do Solo para alavancar processos e resultados positivos“, complementa.

 
 
 
 

Autora: Carolina Schäffer.