Evento internacional destaca compromisso com a madeira sustentável e desenvolvimento regional

fev 22, 2024 | Notícias

Amazônia Brasil

O Diálogo Regional para a América Latina e o Caribe, parte integrante da iniciativa “Madeira Sustentável para um Mundo Sustentável” (SW4SW), foi palco de discussões para fortalecer as cadeias de valor da madeira sustentável e promover o desenvolvimento regional.

A SW4SW, liderada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em colaboração com a Parceria Colaborativa sobre Florestas (CPF), o Centro de Pesquisa Florestal Internacional (CIFOR), a Organização Internacional de Madeira Tropical (ITTO), a União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO), a Secretaria da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES) e o Banco Mundial, tem como objetivo potencializar os benefícios sociais, econômicos e ambientais da produção sustentável de madeira, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O relatório do evento encontra-se agora disponível e pode ser acessado aqui.

O evento, realizado em Curitiba, de 15 a 17 de outubro de 2023, antecedeu a Conferência promovida pela União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO) e contou com a participação de 73 representantes de 10 países latino-americanos. Entre eles, 26 mulheres e 47 homens, provenientes de governos, setor privado, sociedade civil e instituições de pesquisa florestal.

Além da presença de organizações como a Amazon Cooperation Treaty Organization (OTCA), a Forest Stewardship Council (FSC) e a International Forestry Students’ Associations (IFSA), o evento contou com o envolvimento do Serviço Florestal Brasileiro e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Os principais temas debatidos abrangeram desde políticas e governança até a promoção de cadeias de valor inclusivas. O Diálogo, organizado em cinco áreas temáticas, proporcionou a interação entre especialistas, participantes e representantes das organizações envolvidas na SW4SW.

Destacando a importância da governança e políticas eficazes, a iniciativa busca aprimorar os quadros legais e institucionais, promovendo modelos de negócios lucrativos em consonância com a conservação florestal. Além disso, enfatiza a inclusividade, encorajando a participação de pequenos produtores e comunidades nas cadeias de valor da madeira.

Fernanda Rodrigues, representando o Diálogo Florestal e a Rede Mulher Florestal, participou do evento e atuou como facilitadora ao lado de Guillermo Navarro (CATIE) nas discussões sobre Governança e Políticas para Madeira Sustentável que incluiu o debate acerca de práticas de boa governança, políticas de estímulo ao uso da madeira, lacunas de políticas, lacunas regulatórias e normativas; plataformas de governança, necessidades de conhecimento, informação e comunicação.

As conclusões do evento foram apresentadas na abertura da Conferência Latino-Americana da IUFRO, que reuniu cerca de 300 cientistas latino-americanos. A ênfase recaiu sobre a gestão sustentável de paisagens, destacando o papel crucial das florestas, árvores, agroflorestas e suas interações com a agricultura. Para saber mais sobre o SW4SW acesse a página no site da FAO.

 

Autoria: Juliane Ferreira