Fórum da Amazônia realiza reuniões em agosto e setembro

set 15, 2021 | Fórum Florestal da Amazônia, Notícias

Fórum da Amazônia

A segunda reunião do Fórum Florestal da Amazônia foi realizada em formato virtual no dia 11 de agosto e reuniu 34 pessoas, representando organizações não governamentais, empresas, instituições de ensino e pesquisa, e das comunidades e povos indígenas da Amazônia. Na pauta estava a discussão da primeira versão do documento das Diretrizes do Fórum, apresentada após a reunião ordinária do grupo realizada em julho.

Apresentado pelo Grupo de Trabalho (GT) Gestão e Governança, a primeira versão do documento de diretrizes para o bom funcionamento do Fórum foi colocada em discussão para acumular sugestões da plenária. Divididos em três grupos, integrantes do Fórum usaram a metodologia de trabalho denominada “Mercado de Informação”, onde a cada rodada o grupo migrava para um novo facilitador a fim de propor novas contribuições ao documento, bem como, ouvir as contribuições já recebidas. Ao final das rodadas os facilitadores apresentaram as propostas recebidas e a plenária discutiu o novo texto formado. Com 11% avaliando como ótimo e 89% no caminho certo, necessitando de pequenos ajustes para a versão final, o documento seguiu para consolidação pelo GT Gestão e Governança e revisão e aprovação na próxima reunião.

O grupo voltou a se reunir em plenária no dia 08 de setembro, durante III Reunião do Fórum, para prosseguir com a elaboração do documento das Diretrizes de Funcionamento do Fórum Florestal da Amazônia.

Após apresentação do histórico de construção do documento, foram formados novamente três grupos, que tiveram 30 minutos para analisar e fazer recomendações de ajustes ao texto, em especial com relação ao processo de tomada de decisão, às formas de participação e a suplência de seus integrantes. Em plenária foram apresentadas as sugestões, bem como as concordâncias com os pontos estratégicos. O documento foi aprovado em plenária e seguiu para ajustes menores pelo GT Gestão e Governança.

Os minutos finais da reunião deram espaço para um informe sobre a participação do Diálogo Florestal no Global Landscapes Forum – Amazônia. Apesar das sessões técnicas terem um custo de EUR 7.500,00 a proposta de sessão técnica foi aprovada sem custos, e solicitada a fusão da proposta com a da Embrapa Amazônia Oriental, que também é participante do Fórum. A conferência digital ocorrerá entre os dias 21 e 23 de setembro, para debater os caminhos para o manejo florestal sustentável. A sessão técnica aprovada será realizada no dia da árvore, 21 de setembro.

Autora: Carolina Schäffer.