Fórum Florestal da Bahia realiza 75ª Reunião Ordinária

abr 19, 2021 | Fórum Florestal da Bahia, Notícias

75ª Reunião Ordinária do Fórum Florestal da Bahia foi realizada em formato virtual no último dia 08 de abril. Acompanharam a reunião 24 pessoas representando 19 instituições que integram o Fórum, entre instituições de ensino, organizações da sociedade civil e empresas do setor florestal.

Entre os assuntos da pauta estava a notícia da realização de webinários virtuais sobre a implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) e Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADAs) nos estados. Os webinários serão realizados pelo Diálogo Florestal com apoio dos Fóruns Regionais e a Bahia foi um dos estados escolhidos para sediar um dos 9 eventos que ocorrerão este ano, tendo como possível data o dia 1º de junho ou 10 de junho.

Na sequência, a Conservação Internacional apresentou a iniciativa de financiamento de atividades voltadas ao turismo sustentável nos territórios da Costa do Descobrimento e do Extremo Sul da Bahia que está sendo realizada pela organização, cujo objetivo é gerar transformação a nível de paisagem, entendendo como funcionam as cadeias produtivas do território e como elas podem ser financiadas das mais diversas formas, por diferentes fontes de financiamento. Abordou ainda o início da execução do Fundo Abrolhos Terra e Mar.

Também foi apresentada a proposta de orçamento do Fundo Ambiental Sul Baiano (FASB). O Fundo vai atuar em uma área na qual estão localizados 23 municípios nos quais vivem 1.1 milhão de pessoas. Uma região que tem como destaque atividades econômicas como cultivo do cacau, florestas de eucalipto, café, agropecuária e turismo.

Por fim, o atual Secretário Executivo do Fórum, Márcio Braga, comunicou a sua saída da secretaria executiva para se dedicar à coordenação do FASB. Com a vacância na secretaria executiva foram discutidos em plenária os Termos de Referência para a contratação da nova equipe de apoio ao fórum. Os editais estão disponíveis aqui.

A memória desta reunião está disponível na página do Fórum Florestal da Bahia aqui no site do Diálogo Florestal. Além desta memória, também estão disponíveis as memórias de todas as reuniões ordinárias e extraordinárias realizadas pelo Fórum.

Autora: Carolina Schaffer.