Relatório destaca resultados positivos do DF e atuação dos Fóruns Florestais

jul 13, 2023 | Notícias

Amazônia Brasil

Com 245 participantes em sete Fóruns: Amazônia; Bahia; Espírito Santo; Fluminense; Mineiro; Paraná e Santa Catarina; e, Paulista, o Diálogo Florestal e seus Fóruns Regionais têm, a cada ano, gerado resultados de impacto em prol da restauração e desenvolvimento sustentável das florestas brasileiras, extrapolando a abrangência territorial dos fóruns alcançando outros Estados do país.

O mais recente relatório de atividades publicado pela iniciativa comprova o comprometimento dos participantes em gerar resultados. Ao longo de 2022, foram realizadas 90 reuniões, proporcionando um ambiente propício para a troca de ideias, debates e tomadas de decisão coletivas. Além disso, 18 eventos e palestras foram organizados, ampliando o alcance das discussões para um público ainda maior.

A dedicação dos participantes foi expressa pelo envolvimento de 2.269 pessoas, entre membros e público geral. Essa ampla participação evidencia o interesse e a importância que o setor atribui ao Diálogo e a colaboração para construir soluções relacionadas ao uso e conservação de paisagens sustentáveis.

Para compartilhar conhecimentos e experiências, foram produzidas 6 publicações e 2 podcasts, enriquecendo o debate com informações relevantes e atualizadas. Essas iniciativas fortalecem a disseminação de boas práticas e contribuem para a construção de um senso de coletividade em relação às questões florestais.

A representatividade dos Fóruns Florestais regionais do Diálogo Florestal extrapolou os próprios espaços, com 27 participações em outros Fóruns e Colegiados. Essa integração demonstra a influência e o reconhecimento adquiridos ao longo do tempo, bem como a capacidade de articular parcerias e ampliar o impacto das ações.

Nas redes sociais, o trabalho de divulgação das atividades do Diálogo Florestal e dos Fóruns continuou, marcando presença online. Com o aumento no número de seguidores e inscritos nas redes sociais, o alcance virtual do Diálogo Florestal demonstra um engajamento crescente. 

Os resultados alcançados atendem os objetivos e as metas estabelecidas no planejamento estratégico elaborado para o Diálogo Florestal 2019 – 2022. 

Confira a seguir as principais ações de cada um dos Fóruns Florestais em 2022 e acesse aqui o relatório:

Fórum Florestal da Amazônia

O Fórum Florestal da Amazônia teve uma atuação significativa em 2022, com a realização de 14 reuniões e um evento. Com a participação de 175 pessoas, incluindo representantes de organizações, o Fórum promoveu discussões relevantes sobre temas como o manejo florestal na região.

Durante o ano, foram realizadas reuniões do conselho de coordenação e dos Grupos de Trabalho, abordando questões como o mercado, recursos florestais, gestão territorial, políticas públicas e comunicação. Além disso, o Fórum contratou apoio para captação de recursos, visando fortalecer sua estrutura.

Um marco importante foi a participação dos representantes do Fórum Florestal da Amazônia no “Fórum de Soluções – O Futuro do Setor Florestal”, promovido pela Imaflora em Belém (PA). Nesse evento, foram discutidas ações conjuntas com outras organizações e temas como o manejo florestal na região e a participação das comunidades.

Durante o Congresso Florestal Mundial, o trabalho do Fórum Florestal da Amazônia foi apresentado em uma sessão que destacou a liderança das comunidades florestais na busca pela resiliência e reconstrução.

Para 2023, o Fórum planeja a realização de quatro webinars sobre Programas de Regularização Ambiental (PRA) em estados da Amazônia Legal, buscando fornecer informações relevantes sobre essa temática em conjunto com o Diálogo Florestal nacional.

Como resultados indiretos, o Fórum Florestal da Amazônia foi incluído na publicação “Caminhos para a Amazônia” do PPA – Parceiros pela Amazônia, o que evidencia o reconhecimento do trabalho realizado e sua importância na busca por soluções para a região.

Fórum Florestal da Bahia

O Fórum Florestal da Bahia (FFBA) teve um ano produtivo em 2022, com a realização de reuniões, plenárias e dos Grupos de Trabalho, além de um evento. O FFBA também organizou o diálogo de campo no contexto da iniciativa do Diálogo do Uso do Solo, em parceria com o Diálogo Florestal Nacional e o The Forests Dialogue.

O FFBA se fez presente em cinco fóruns e colegiados importantes, como o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu (CBH/PIJ), Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Frades, Buranhém e Santo Antônio (CBH/FRABS), Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia (MAPES), Rede de Gestores do Corredor Central da Mata Atlântica (RGCCMA) e Conselho do Parque Nacional do Pau Brasil.

Além disso, foram registrados resultados indiretos por meio das atividades do Fundo Ambiental Sul Baiano (FASB), uma parceria entre o Fórum Florestal da Bahia, a NGPTA e a KIRKBI. Destaca-se o Study Tour, que reuniu lideranças comunitárias, indígenas, quilombolas, representantes do poder público e empresas do setor florestal.

Fórum Florestal Capixaba

O Fórum Florestal Capixaba realizou reuniões, aprovou moções e participou de discussões relevantes em 2022. Sua atuação contribuiu para o avanço das questões florestais no estado do Espírito Santo, com resultados diretos e indiretos que fortalecem a conservação e o uso sustentável dos recursos florestais na região.

Ao longo do ano, foram realizadas nove reuniões, com a participação de 55 pessoas. Entre as atividades que merecem destaque estão a aprovação e apresentação de uma moção solicitando a revisão da Instrução Normativa 008/2022 pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Essa moção visa permitir o cadastro e a exploração comercial de árvores de pau-brasil plantadas no âmbito do Convênio nº 07/04. O objetivo é fomentar o plantio dessa espécie e possibilitar sua exploração sustentável.

Além disso, o FF Capixaba apoiou a etapa de escopo do Diálogo do Uso do Solo, contribuindo para o avanço das discussões sobre o tema na região.

Entre os resultados indiretos, destaca-se o acompanhamento da elaboração e alteração de leis e normas relacionadas ao cultivo florestal e outros assuntos relevantes na região de atuação do Fórum. Também houve atuação em pesquisa e inovação, bem como discussões com órgãos estaduais para aprimorar as normas florestais e o monitoramento de programas públicos relacionados às florestas.

Fórum Florestal Fluminense

O Fórum Florestal Fluminense (FFF), recentemente reativado, realizou cinco reuniões e um evento, que contaram com a participação de 191 pessoas. O evento, realizado no Museu do Amanhã, teve como destaque a apresentação de propostas para o desenvolvimento florestal do Estado do Rio de Janeiro, elaboradas pelo próprio Fórum.

A repercussão do evento foi noticiada no site do Diálogo Florestal, assim como nos websites do (o)eco e Diário do Rio, além de outras mídias sociais. Essa visibilidade contribui para disseminar as discussões e propostas do Fórum Florestal Fluminense, fortalecendo a importância da conservação e uso sustentável dos recursos florestais no estado do Rio de Janeiro.

Fórum Florestal Mineiro

Com a realização de sete reuniões e um evento, o Fórum Florestal Mineiro concentrou-se na articulação do Diálogo do Uso do Solo nas proximidades do Parque Estadual do Rio Doce (PERD). Entre as ações, foi realizada a etapa de escopo do Diálogo do Uso do Solo, com a participação de 26 pessoas em uma reunião online. Essa etapa foi importante para estabelecer as bases e objetivos para o desenvolvimento do Diálogo na região.

Como resultado indireto, durante o seminário anual de pesquisas integradas do PERD em outubro, foi apresentada a iniciativa do Diálogo do Uso do Solo. O evento contou com a participação de 52 representantes de universidades, instituições de pesquisa, empresas e a plataforma de financiamento de projetos socioambientais “Sementes” do Ministério Público de Minas Gerais. 

Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

O Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina (FF PR e SC) foi responsável por cinco reuniões e três eventos, com um total de 532 participantes nas atividades promovidas.

O Fórum também organizou três eventos, incluindo o lançamento da Cartilha “Restauração Florestal e o Protagonismo das Mulheres” no YouTube durante o Encontro Nacional, um webinar sobre desafios e avanços na regularização ambiental de propriedades rurais em Santa Catarina, e o primeiro encontro dos projetos aprovados pelo Chamamento Público nº 02/2018 do IBAMA. Esses eventos contaram com a participação tanto presencial quanto online, reunindo um total de 532 pessoas. Além disso, foram publicados um resumo na Conferência da Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e um relatório anual.

Entre os resultados indiretos, destaca-se o apoio institucional do Fórum Florestal na elaboração de produtos para uma campanha liderada pela Apremavi sobre a adesão ao Programa de Recuperação Ambiental (PRA). Além disso, ressalta-se a participação de Luciano Henning, Diretor de Clima e Biodiversidade da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Governo de Santa Catarina, em uma das reuniões.

Fórum Florestal Paulista
O Fórum Florestal Paulista (FFSP) promoveu 17 reuniões e um evento, com a participação de 69 pessoas.

Destaca-se o projeto “Florestas plantadas & água”, que busca promover o diálogo entre os setores de planejamento da silvicultura e especialistas universitários. O objetivo é desenvolver uma abordagem técnica e multidisciplinar para regiões do estado de São Paulo que enfrentam desafios relacionados ao déficit hídrico.

Outra iniciativa relevante foi a realização de uma nova etapa do Diálogo do Uso do Solo na região dos municípios de Itatinga, Botucatu, Pardinho e Bofete (I ́BOPABO). O diálogo de campo reuniu 24 participantes e aprofundou as questões levantadas na etapa anterior de escopo.

Como resultado adicional, destaca-se a melhoria nos projetos de apicultura fomentados pelas empresas em diversos territórios do estado. Essas melhorias foram impulsionadas pelas discussões realizadas no âmbito do FFSP, evidenciando o impacto positivo do diálogo e colaboração no desenvolvimento de práticas sustentáveis.

Autoria: Juliane Ferreira