Diálogo Florestal lança relatório com conquistas de 2019

mar 16, 2020 | Notícias

Diálogo Florestal acaba de publicar relatório de atividades com principais resultados alcançados no ano de 2019. E pelo que aponta o documento, o ano trouxe muitas conquistas.

Entre elas destaca-se a publicação do primeiro volume da série Casos de Sucesso: “Florestas e Recursos Hídricos”, uma edição pensada para divulgar projetos, previamente selecionados por chamada pública, que atestam o bom manejo florestal em nível de microbacia, evidenciando o antes e o depois no que tange aos recursos hídricos. Devido ao sucesso do primeiro volume da série, a chamada para seleção de novos casos, com temas ainda a serem definidos, passará a ser anual.

O ano de 2019 também assinalou a participação de representantes do Diálogo Florestal brasileiro no Steering Committee do The Forests Dialogue (TFD) e nas discussões do LUD (sigla em inglês para Land Use Dialogue, Diálogo do Uso do Solo ) na Tanzânia; na Assembleia Geral do FSC Brasil; no Comitê Executivo e grupos de trabalho da Coalizão Brasil, Florestas, Agricultura e Clima; nas articulações do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica; e na reunião preparatória ao Foro das Nações Unidas sobre Florestas (UNFF). A participação nesses fóruns e colegiados nacionais e internacionais posiciona o Diálogo Florestal como ponto de contribuição para a definição de temas estratégicos para o manejo florestal sustentável.

Os participantes do Diálogo também trabalham pela implementação de políticas e leis ambientais, entre elas o Código Florestal, porque acreditam na conciliação entre a produção rural e a proteção ambiental. Por isso, em julho de 2019, elaboraram um posicionamento estratégico sobre o Código Florestal e propostas de alterações na Gestão Ambiental. Resultado de uma articulação que começou por uma demanda da plenária Encontro Nacional, o posicionamento reforçou a plena implementação do Código Florestal como oportunidade para promover modelos produtivos em consonância com a conservação ambiental e para colocar o Brasil em posição de destaque no cenário global de práticas sustentáveis.

As publicações sempre foram uma vitrine para o Diálogo Florestal, principalmente pela alta qualidade e relevância dos temas abordados. Em 2019, além do primeiro exemplar da série Casos de Sucesso, também foi lançado o volume 9 da série Cadernos do Diálogo: Planejando Paisagens Sustentáveis. A publicação, que apresenta um roteiro sobre os elementos essenciais para conduzir iniciativas de diálogo do uso do solo e explica com riqueza de detalhes a experiência do LUD na Mata Atlântica,  foi lançada num evento paralelo ao Congresso Mundial da IUFRO e contou com a participação de representantes dos Fóruns Florestais do Diálogo, além de estudantes, empresários, sociedade civil e demais participantes do congresso.

Ainda conectados na iniciativa do LUD, 2019 marca o início da discussão sobre uso do solo na Amazônia, com a realização da primeira reunião no Centro de Endemismo Belém (CEB). A partir desse encontro, que discutiu a importância de se pensar na paisagem de forma integrada para alcançar uma visão comum sobre uso do solo no contexto do CEB, foi divulgado um resumo dos co-líderes com a indicação dos próximos passos.

Além disso, os Fóruns Florestais tem promovido muito diálogo nos territórios em que se inserem e o Rio Grande do Sul tem um grande potencial de retomada de ações relacionadas ao Diálogo em 2020, a exemplo do Espírito Santo que sob o comando da Cedagro teve o ano de 2019 como seu ano de efetiva retomada. O Fórum Florestal do Extremo Sul da Bahia também experimenta nova liderança e continua promovendo plenárias com ampla participação e apresentando resultados como o monitoramento da vegetação. Essa nova onda de liderança também marcou os Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina e o Fórum Florestal Paulista que dedicaram tempo importante no planejamento e fortalecimento das ações. Por último, mas não menos importante, o Fórum Florestal Mineiro coorganizou o Encontro Nacional 2019 e ao longo do ano trouxe estudos e debates importantes para a plenária.

Acesse aqui o relatório anual de 2019 e confira os detalhes de cada conquista.

Autora: Carolina Schäffer.